A Prefeitura de Matinha realizou, no último domingo (21), a abertura do São João do município, que fica localizado na Baixada Maranhense, próximo ao município de Viana e a 230 km da capital, São Luís. A programação do São João, na praça matriz Juarez da Silva Costa, conta com vasta programação cultural, que vai até o último domingo do mês de junho, dia 27.

O arraial conta com barracas com comidas típicas da região e bebidas, além de estarem todas padronizadas com os nomes dos jogadores da Seleção Brasileira que disputa a Copa do Mundo. O São João de Matinha tem incentivado a economia local; o comércio deu uma aquecida e os barraqueiros estão aproveitando a data festiva para faturar um pouco mais.
Os brincantes e o público em geral contam com assistência médica no local e uma ambulância de prontidão para atender a população. A segurança do evento é feita pela Polícia Militar e pela guarda municipal.

A programação contou com apresentações da Quadrilha Fé em Deus, do Quilombo Alto de Pedra, Carimbó de Terezinha, da cidade de Olinda Nova; Dança Cigana, Gypse de Arari; e shows das bandas Banda Raiz Tribal, Collo de Menina, Banda Skema A3 e a atração mais esperada da noite, o cantor Luan Costa, que levou a galera ao delírio com seus grandes sucessos e muito arrocha, que foi até as 4h da manhã.
Participaram da abertura do São João de Matinha o prefeito Nilton Everton, a primeira-dama Meire Everton, o vice-prefeito Cabeça de Sebastião, a presidente da Câmara Clemilda Silva Pinheiro, os demais vereadores e secretários municipais.

O prefeito de Matinha, Nilton Everton, falou da grandiosidade do São João de Matinha: “Hoje, graças a Deus, estamos ao lado do nosso vice, Cabeça, na abertura do São João 2026. Já vemos que este é o nosso segundo ano. Nós já fizemos um excelente Carnaval, um excelente São João e, este ano, realizamos o maior Carnaval de todos os tempos. E agora, dessa vez, o maior São João da Baixada é aqui em Matinha. Damos as boas-vindas a todas as pessoas que estão vindo nos prestigiar e acompanhar a festividade. Que todos possamos sair daqui felizes e alegres, porque aqui estamos fazendo algo diferente: uma parceria com o nosso governador, Carlos Brandão, que tem estendido as mãos e proporcionado o melhor para o nosso povo e também para os turistas”, concluiu Nilton Everton.

O vice-prefeito de Matinha, Cabeça de Sebastião, disse que a gestão de Nilton Everton realiza um grande São João: “Eu sempre posso deixar uma mensagem de esperança e de fé: continuem acreditando na gestão do prefeito Nilton Everton e do vice Cabeça, porque ainda temos muitas coisas boas para fazer pelo nosso povo. Deixo uma mensagem de fé, de esperança e peço que continuem acreditando.” Finalizou Cabeça de Sebastião.









